A Auditoria Interna da Pré-Sal Petróleo auxilia a empresa a alcançar seus objetivos através da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de controle, gerenciamento de riscos e governança corporativa. A atividade visa avaliar e fazer recomendações para o cumprimento dos seguintes objetivos:
– Promover a ética e valores apropriados dentro da organização;
– Assegurar a gestão do desempenho eficaz da organização e a responsabilidade por prestação de contas; e
– Comunicar às diferentes áreas da organização as informações relacionadas a risco e controle.
Também é objetivo da auditoria interna assegurar a regularidade da gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e de pessoal da empresa, com o objetivo de promover a eficiência, eficácia, economicidade e efetividade.
As competências da Auditoria Interna encontram-se determinadas no artigo 16 do Regimento Interno da empresa. Essas competências estão detalhadas no Regimento Interno da Auditoria Interna.
Conforme o Decreto nº 3.591/2000, as unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal Indireta vinculadas aos ministérios estão sujeitas à orientação normativa e supervisão técnica da Controladoria Geral da União (CGU).